Nada há de mais absurdo do que viver recordando-se da eternidade, isto é, ter em vista sempre a atemporalidade enquanto se existe na escala temporal. O eterno elimina o tempo; não há contingência que não se dissolva em sua escala. E portanto nada pode haver de mais antinatural que meditar nela quando a estrutura da vida, a cada passo, a cada detalhe, é-lhe o oposto. Antinatural, absurdo; e necessário, porque só assim se pode vencer a ilusão do argumento precedente. Existe-se na escala temporal: muito bem, muito bem; e só isso?
Tag: filosofia
A maior prova da inadaptação do homem…
A maior prova da inadaptação do homem ao mundo e de sua incapacidade de compreender as escalas da realidade é que praticamente todas as línguas não diferenciam o verbo ser do verbo estar. Um verdadeiro escândalo, posto que ser e estar, ou melhor, aquilo que está e aquilo que é sejam coisas radicalmente distintas. Confundi-las é um erro de percepção tão óbvio e tão gritante que faltam palavras para descrevê-lo. Confundi-las é confundir, em suma, o imutável com o mutável, a permanência com a efemeridade, o que é e o que não é.
O que mais desmotiva é ver…
O que mais desmotiva é ver que, afinal, o sonho da estabilidade é vão… Haverá sempre o dia em que, por razões desconhecidas, o mundo amanhecerá azedo, disruptivo, desagradável, e então se questionará o esforço, o progresso, a razão. E a conclusão será sempre a mesma, de que estabilidade plena só há no que não se move, de que a vida é antagônica à paz…
Como é difícil a criação da obra positiva!
Ah, como é difícil a criação da obra positiva! O mais fácil, sempre, é deixar-se levar pelo caminho apontado pelas impressões negativas… e, pior, no trilhar desta via contrária, desta via do maior esforço, muitas vezes parece faltar o estro, falhar o raciocínio e o resultado sai como chocho, insatisfatório. Só com muita paciência e muita vontade supera-se essa infeliz inclinação…