A única disposição justificável para aquele…

A única disposição justificável para aquele que se dedica a acompanhar algum esporte é o entusiasmo exaltado, irrefletido, irracional. Assim, extrai-se o melhor do entretenimento que, de qualquer esporte, é a qualidade medular. Do contrário, o tempo dedicado não se justifica. Ora, o brasileiro de que falava Nelson Rodrigues, obsessivo e desconfiante, é um contrassenso. Um bom conselheiro haveria de recomendá-lo deixar de ser besta ou procurar outra ocupação. O problema é menos sofrer diante da televisão ou acordar de mau humor por causa de um jogo, mas usar o passatempo como combustível para sentimentos ruins. Menosprezar de praxe o time para que torce, enaltecer de praxe o time rival: o sujeito que assim procede está no nível mais baixo da escala evolutiva. Se é para empregar o tempo nisto, que seja com sabedoria! E sabedoria, em futebol, é o otimismo efusivo, a confiança louca e contagiante, o enaltecimento supremo da razão desse orgulho artificial!