O espelho, de Andrei Tarkovski

Andrei Tarkovski

Revejo O espelho, de Andrei Tarkovski, e impressiono-me como nunca o tivesse visto. O filme, para quem o não viu, trata-se de uma reprodução de memórias do próprio autor, organizadas de forma não cronológica e não linear. A sensação de quem assiste é ambígua: por um lado, percebe-se que há algo fundamental ainda a revelar-se; por outro, o filme causa algo próximo a um êxtase visual e sonoro, fazendo com que cenas aparentemente sem sentido e banais tomem uma dimensão monumental. Não me surpreende o mistério — que aliás é um elemento que se tornou clichê em produções cinematográficas, — mas sim a pungência do filme. Tarkovski consegue emocionar o espectador cena a cena, mesmo a trama não dispondo de linearidade nem cronologia definida, e mesmo que o espectador não esteja entendendo absolutamente nada. O que me leva às seguintes reflexões: 1) a imaginação dificilmente atinge o resultado de produções baseadas na experiência, e 2) talvez os russos estejam mesmo um passo à frente do resto do mundo quando o assunto é arte.

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