Difere a vida de grandes homens daquela de homens comuns na maior clareza da convergência de fatores para um fio central. Em suma, pode-se pintá-la como a sucessão de acontecimentos que culminaram na grandeza reconhecida, atribuindo-lhes, portanto, importância e sentido. Quanto aos homens comuns, não é que não se possa fazê-lo, mas os acontecimentos parecem um tanto desconexos. O motivo é muito simples: por não se terem distinguido, é mais difícil visualizar no que a vida os transformou.
Tag: comportamento
O sistema de castas, se interpretado…
O sistema de castas, se interpretado como um sistema de tipos psicológicos, tem fundamentação demasiado evidente. Muito se pode dizer sobre o número de tipos, suas características e sua predominância, ou não, nesta ou naquela sociedade. O que não se pode pôr em dúvida é a existência de homens com motivações e predisposições tão diferentes que, ainda que nasçam e vivam sobre o mesmo solo, em muito não se compreendem. Por isso será sempre impossível estabelecer um modelo de vida ao qual todos deveriam almejar: o ideal, para alguns, é para outros o fracasso e a morte.
A função mais nobre do humor
A função mais nobre do humor consiste em surgir como defesa e como alívio quando o desespero parece inevitável. É o que atestam biografias inúmeras, como a deste tenente polonês Slavomir Rawicz, preso e conduzido à Sibéria pelos soviéticos. Comove vê-lo referir-se com gratidão máxima aos presos que, em meio a miséria, angústia e fadiga, sacavam alguma piada. Dizendo assim, parece pouco. Mas, ali, o riso saía como um milagre, revigorante e purificador. Talvez, o verdadeiro humor se manifeste apenas nos momentos de maior tensão; ao menos é neles que, definitivamente, prova o seu valor.
O receio é frequentemente humilhante…
O receio é frequentemente humilhante, posto que, uma vez reconhecido infundado, tem de se admitir o desperdício de oportunidades que não voltarão. Daí se reflete no quanto se deixa de fazer por este sentimento que, se não é propriamente covardia, tem como ela um efeito restritivo indesejável. Ninguém se sente tranquilo em face da imagem de um futuro pior; contudo, os meios de entrevê-lo são tão precários que, quase sempre, o melhor é não se preocupar.